O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

Concelhos na Rota - Vizela


VizelaO concelho de Vizela está situado na convergência do Minho com o Douro Litoral, apresentando uma área total de 23,9 kms. Este concelho congrega sete freguesias, S. Miguel. S. João, St.ª Eulália, S. Paio, Infias e St.º Adrião. Para além da sua localização estratégica, ficando a 45 kms do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro, e tendo como cidades vizinhas Guimarães a 7 kms, Braga a 35 kms e Felgueiras a 15 kms, Vizela oferece-lhe boa comida regional e bom vinho que podem ser apreciados no vasto número de restaurantes aqui existentes. Como ponto forte da gastronomia local, não podemos esquecer de mencionar o doce único em Portugal, conhecido tradicionalmente por Pão-de-Ló Coberto ou Bolinhol.

Este concelho orgulha-se de receber de braços abertos e com uma simpatia contagiante quem nos visita. Aqui poderá desfrutar de magníficos espaços verdes, como o Santuário de S. Bento, onde podem ser visitadas as duas capelas e também um magnífico miradouro que apresenta uma fantástica vista de todo o Vale de Vizela. Neste concelho existem também belos e misteriosos locais de culto, como o Monte de N.ª Sra. da Tocha. Romana IVDas suas origens foram deixados magníficos exemplares de testemunhos da ocupação romana, como a imponente construção da Ponte Romana, classificada como Monumento Nacional, servindo ainda nos dias de hoje de passagem de veículos e peões. Outro legado deste povo, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Vizela, foi a descoberta da qualidade das características das águas mineromedicinais, que brotam do sub-solo desta terra.

Consequentemente a esta descoberta, houve necessidade de se construir umas sumptuosas instalações, onde se pode praticar o Termalismo. As Termas de Vizela, conhecidas como “Rainha das Termas de Portugal”, são escolhidas não só por motivos de doença, mas também por razões que levam à busca de paz e de tranquilidade. Valerá mesmo a pena vir em descoberta deste jovem concelho!



Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE