O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

Concelhos na Rota - Santo Tirso


A cidade de Santo Tirso localiza-se junto à margem esquerda do rio Ave. O território da actual freguesia, definida parcialmente a partir dos limites do couto do antigo mosteiro beneditino, foi administrado durante largos séculos pelos seus monges.

Ao antigo couto beneditino sucedeu o concelho, cuja Comissão Municipal Interina tomou posse em 11 de Maio de 1834. Desde essa época, Santo Tirso permanecerá como concelho, integrando-se o seu território no distrito do Porto. Parque D, Maria IIComposto actualmente por vinte e quatro freguesias, Santo Tirso integra a região do Douro Litoral e o Distrito do Porto. Os dois maiores centros urbanos, Santo Tirso e Vila das Aves, detém cerca de 30 % da população concelhia. A sua área administrativa divide-se por um território de 135, 3 Km2, abrangendo parcialmente os vales dos rios Ave, Leça e Vizela. Com cerca de 13 mil habitantes, a população da cidade de Santo Tirso dedica-se maioritariamente à actividade têxtil.

Santo Tirso ocupa uma posição privilegiada relativamente aos principais eixos viários que atravessam a região Norte. A construção do troço IP1 (Itinerário Principal) entre Porto e Braga – A3, constitui um factor determinante para a capacidade atractiva do município, traduzida em invejáveis condições de acessibilidade. Para além da A3, cruzam a área municipal 96 Km de antigas estradas nacionais que garantem a ligação às sedes dos municípios vizinhos. O território municipal é também atravessado pela linha ferroviária que une o Porto a Guimarães. Os transportes rodoviários articulam-se a partir da Central de Camionagem que coordena o fluxo de autocarros que operam na cidade, no concelho e na região. Castro Monte PadrãoPassear por Santo Tirso permite-nos descobrir o seu património cultural:

- Mosteiro de S. Bento
- Museu Municipal Abade Pedrosa
- Museu Internacional de Escultura Contemporânea
- “Loggia” Quinhentista
- Mosteiro de Roriz
- Igreja de S. Miguel de Vilarinho
- Capela de Santa Maria de Negrelos
- Santuário de N. Senhora da Assunção
- Castro de Monte Padrão
- Serra Hidráulica

Estando Santo Tirso repleto de áreas verdes, são proporcionalmente vastos os locais convidativos ao lazer e ao desfrute ao ar livre. Existem vários percursos pedonais já marcados que relacionam entre si o exercício físico, a apreciação do meio envolvente natural, os vestígios arqueológicos, a arquitectura pré-industrial e outros edifícios de interesse histórico e arquitectónico.

Santo Tirso



Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE