O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

Apresentação

Bem-vindo ao Vale do Ave: Onde Natureza e Indústria se transformam em História, Tradição e Futuro!

Marcado por condições geográficas de especial relevância, perde-se nos fios da história  a memória de um vale marcado pela industrialização, onde desde cedo as gentes souberam aproveitar os recursos da Natureza em prol do desenvolvimento, da inovação e da sustentabilidade.

Localizado entre o Douro Litoral e o  Minho, em pleno Noroeste Português o Vale do Ave é composto por uma diversidade de concelhos que no seu todo formulam uma manta de pormenores paisagísticos singulares.

Da montanha onde se extrai a pedra, descem Rios que rasgam a terra e marcam um vale  onde a água se afirmou como "motor natural".

O curso da água desenhou o curso da história da maioria das industrias do Ave.

A utilização do rio como força motriz já era actividade com fortíssima tradição, por toda a bacia hidrográfica do Ave, no inicio do processo de industrialização em meados do século XIX.

De facto e ainda hoje, não é necessário um grande esforço para encontrar açudes e engenhos hidráulicos ao longo de todo o Ave e seus afluentes, de tal forma que faz pensar que boa parte da economia do Vale do Ave dependeu, até há bem pouco tempo, da capacidade de transformar o rio em energia.

Capacidade que afirmou a região como auto-suficiente em termos de produção de energia eléctrica, com capacidade ainda de exportação para outras regiões do país!

Desde 1845 a industria do Vale do Ave está marcada por critérios como inovação e o empreendedorismo,
que lhe conferiram um papel importante no palco do desenvolvimento nacional, sendo uma das zonas mais industrializadas do país.

Quando a industria têxtil era predominantemente dominada pela produção familiar de linho, surge o conceito de fábrica e altera-se matéria-prima por algodão. Sugiram aglomerados fabris que albergaram em tempos áureos milhares de trabalhadores por fábrica.

Mas a produção familiar não deixou de existir, embora nestes tempos mais marcada pelos frutos do campo, que davam vigor ao sustento das famílias que  trabalhavam na fabrica durante o dia... ou durante a noite! Havia fábricas que trabalhavam por turnos continuamente, num dia-a-dia que fazia das gentes desta terra, massa produtiva de referencia nacional!

Inevitavelmente associada à industria têxtil, o legado de uma acção contínua de primeira linha prende-se , ainda hoje, com todo o processo de fabrico, desde a matéria-prima até aos acabamentos, visitáveis no presente pelas memórias de um passado muito vasto e rico de tradição.

Predominantemente têxtil, o Vale do Ave viu, no entanto, subsistirem outras industrias, complementares ou completamente dispares, partilhando apenas a força da vontade que caracteriza esta região e trazendo até hoje uma importante herança histórica.

Hoje o Vale do Ave continua a ser Inovação, mas em tempos e termos diferentes dos de há 2 séculos... Algumas empresas trouxeram-nos história e encaminham-nos para o futuro de uma região que continua a ter muito para explorar!

A paisagem mudou inevitavelmente ao traço firme da industria, que pintou este vale com rasgos de beleza incontornáveis: o Vale do Ave continua a surpreender… História… Tradição… Natureza…

Com tanto para conhecer, é este o desafio que lhe lançamos: Experimente… Explore… Sinta… Prove… Desfrute… Sonhe!!!

Descubra: Vale do Ave - Uma vale de emoções!

Rota


Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE