O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

O Projecto


Este é um projecto integrado que contempla operações de diferentes tipologias que visam como principal fim a salvaguarda e a valorização do património cultural industrial da região do Vale do Ave, garantindo a sua existência e fruição futura.

É também um projecto de dinamização e de reforço e surge no seguimento do projecto “Rota do Património Industrial” (RPI) do Vale do Ave, promovido pela Adrave, que consistiu, essencialmente, na caracterização na musealização de rotas que abrangessem o património industrial do Vale do Ave e na disponibilização de conteúdos informativos sobre o património industrial inventariado e seleccionado.

Assim, o projecto de Valorização do Património Industrial constitui um importante complemento aos desígnios a que a RPI se propõe e que contribui, por si só, para a disseminação de conhecimento e da memória colectiva de uma região com um passado industrial profundamente rico e marcante.

Como tal, esse património merece um esforço continuado de divulgação, no sentido de se preservar e valorizar uma identidade e um espólio que traduz uma oportunidade para o turismo cultural da região e, consequentemente, um importante factor de desenvolvimento.

As acções desenvolvidas permitiram a divulgação inovadora de uma parcela crucial da vida económica e sócio-cultural das gentes do Ave, através de uma análise sociológica dos efeitos do processo de industrialização do Vale do Ave, acompanhada com um levantamento e tratamento de testemunhos daqueles que “habitaram” (uns “habitam” ainda) as indústrias da região.

Por outro lado, a recriação virtual deste espaço museológico, Rota Virtual do Património Industrial do Vale do Ave, desafia a imaginação e permite a interacção entre o visitante e o Centro, com perfeita e imediata liberdade de escolha nas suas opções de visita.

A Rota Virtual do Património Industrial do Vale do Ave transmite aos visitantes toda a informação histórica, cultural e social necessária, bem como as características turísticas que no domínio do património industrial tornam o Vale do Ave uma região com um potencial de excelência turística crescente.

No sentido de aproximar o património das novas gerações está disponivel junto do público-alvo escolar dos concelhos abrangidos uma “deslocação” do Centro às Escolas, através de um conjunto de material didático, bem como de um vídeo inovador que os alunos podem visualizar com óculos apropriados, podendo, assim, experienciar uma visita ao Ave de uma forma inovadora e apelativa.

Acreditamos que a implementação do projecto se revestiu e reveste de relevante importância, na medida em que a iniciativa possibilita dinamizar o património industrial do Vale do Ave, com o objectivo incontornável de preservar, valorizar e solidificar o património cultural, num ponto de vista de passagem para o futuro do valor dos bens culturais.



Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE