O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

Concelhos na Rota - Póvoa de Lanhoso


Situada em pleno coração do Minho, estreitada no abraço refrescante dos rios Cávado e Ave, orgulhosa do “lagenoso” chão que lhe deu nome, Póvoa de Lanhoso integra nos seus 130 km2 de superfície toda a riqueza e diversidade da maravilhosa paisagem minhota.

De origem mais antiga que a da nacionalidade, do seu passado nos falam os inúmeros vestígios arqueológicos e uma série de monumentos de diferentes épocas e estilos: castros, vias e villas, castelos, torres e pontes, igrejas, pelourinhos, cruzeiros, casas solarengas, espigueiros e moinhos.
Carvalho de CalvosA história fala-nos de celtiberos e romanos, de nobres e clérigos, gente de armas e gente de letras e do povo trabalhador e destemido. Povo que fez a história passada e recente, como a Maria da Fonte que iniciou uma revolução que fez dobrar um governo, como os ourives de Travassos e Sobradelo da Goma , autores de magnificas peças de filigrana que, verdadeiros embaixadores, levam o nome da Póvoa de Lanhoso aos quatro cantos do mundo.

A esta valiosa herança história alia-se, em perfeita comunhão, um aprazível e bem conservado património natural de que o Carvalho de Calvos, com 500 anos de idade, constitui o principal exponente, sem esquecer as praias fluviais, as serras e montes ou as margens dos rios e ribeiros que abundam neste território fértil.
Castelo de LanhosoMas Póvoa de Lanhoso é também símbolo de modernidade, dum presente em franco desenvolvimento, de que são sinónimo as modernas praças, as infraestruturas desportivas, culturais e sociais, o comércio tradicional, a indústria florescente, as empresas de animação e as unidades de alojamento turístico.

Póvoa de Lanhoso



Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE