O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

Museu do Ouro de Travassos

Museu do Ouro de TravassosA arte de trabalhar o ouro de modo artesanal e tradicional encontra-se concentrada nas freguesias de Travassos e Sobradelo da Goma. A grande tendência é a manufactura de peças populares recorrendo a técnicas ancestrais como a filigrana, o tubo de canevão e as contas ocas, e destinam-se, maioritariamente, ao uso pessoal e religioso.

O processo de fabrico consiste na produção de fio de ouro para a técnica da filigrana: prende-se o fio pela pinça ou bruxela do ourives, onde é curvado o enrolado segundo o gosto pessoal, dando origem a espirais ou rodilhões. A filigrana de olhete (nome derivado do orifício que se encontra no centro de cada espiral) é produzida, exclusivamente nestas duas freguesias.

O espaço da oficina era, geralmente, autónomo relativamente à casa de habitação, em que as bancas são posicionadas junto às janelas para um melhor aproveitamento da luz natural, relegando a parte da forja e afiação de ouro para as zonas mais sombrias.

A actividade de ourivesaria desempenhou sempre um papel económico e social importante, tendo sido, em tempos passados, a única actividade económica desenvolvida em Travassos. A sua presença simbólica persiste nas populações locais e consubstancia-se na comemoração, na freguesia de Travassos, do dia de Santo Elói, o padroeiro dos ourives (dia 1 de Dezembro).

O Museu de Ouro de Travassos tem como objectivo a divulgação e manutenção da memória local, estando instalado num edifício que já albergou duas oficinas de ourivesaria, e na sua exposição está inserida a reconstituição do espaço oficinal e de forja, assim como uma sala destinada a exposições temporárias.

Este espaço permite, facilmente, a compreensão da “Energia” humana transformada na inventividade dos artífices na criação de ferramentas de trabalho únicas e de peças finais de grande dificuldade e particularidade.

Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE