O Património Industrial do Vale do Ave
29 Novembro 2010

Destaque

ver destaque »
Mediateca: Conhecer para Valorizar!
29 Novembro 2010

Mediateca


ver destaque »

Seja o 1º a saber... subscreva!

Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave

Museu da Indústria Têxtil da Bacia do AveO Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, abriu portas a 3 de Julho de 2000 com um duplo objectivo, por um lado, ser um espaço dinamizador da preservação material e histórica da região, e por outro, talvez o mais importante, ser um patamar de divulgação de uma memória social rica e de (re)produção simbólica e identitária colectivamente partilhada.

Neste espaço museológico existe a preocupação de retratar a história da actividade industrial da região, desde a fundação da primeira unidade fabril moderna, em 1845, sem esquecer os seus antecedentes relacionados com o tradicional trabalho do linho. No seu espólio estão presentes máquinas têxteis que permitem reconstituir os processos de produção e transformação do algodão e do tecido, articuladas com materiais gráficos e fotográficos de contextualização mais geral. Sem esquecer os contributos destes momentos e produtos históricos no desenvolvimento do actual panorama industrial. A visita tem início em épocas remotas, intensifica-se no século XIX e termina apresentando os principais desafios para a sustentabilidade e expansão económica e social da indústria têxtil.

O Património Industrial patente neste Museu permite-nos perceber a importância desta actividade para a região e entender as diferentes fases da implantação e as estratégias de crescimento das instalações fabris. Este é um importante ponto de partida para a visita detalhada de outros pólos da região do Vale do Ave, fazendo a ponte entre o mundo de produção fabril e as consequências da implantação de uma nova estrutura de relações hierárquicas e de poder, de novos ritmos de trabalho e de aspirações e representações sociais renovadas. É um pólo agregador e exemplificativo de todos os tipos de “Energia” que estiveram, e estão, na origem do desenvolvimento industrial e dos seus efeitos na vida e no espaço da região banhada pelo Rio Ave.

Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE