LOGIN
 

Registe-se aqui
  ok




Narciso Ferreira




Narciso Ferreira nasceu em Pedome, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, a 7 de Julho de 1862, e morreu a 23 de Março de 1933. É mais uma personalidade Famalicense de renome nacional e internacional, sem dúvida um dos maiores industriais do nosso país, sendo o mais importante da indústria têxtil. Todas as empresas de Narciso Ferreira situavam-se na zona de Riba de Ave, freguesia pertencente ao concelho de Vila Nova de Famalicão com muitas tradições no ramo da indústria têxtil, assim como Santo Tirso e Guimarães.

"Começou a trabalhar muito novo, vendendo fazendas pelas localidades circunvizinhas da sua terra natal. Um dia resolveu montar uma pequena fábrica manual de tecidos de algodão. Os seus conhecimentos técnicos levaram-no a montar na margem do Ave a sua primeira fábrica mecânica, que pela grandeza e prosperidade atingida foi sucessivamente dotada de novas oficinas. O modesto comerciante tornou-se então no maior industrial português no ramo têxtil"

"Já em 1902 Narciso Ferreira era um activo industrial e possuía a importante fábrica de fiação de Riba d'Ave da Firma Sampaio, Ferreira e Cª"

Já no início do século XX era o maior industrial do Norte, segundo nos informa o jornal regional «Estrella do Minho». "A importante fábrica de fiação e tecidos dos Srs. Sampaio, Ferreira e Cª, em Riba de Ave, formando honrosamente ao lado das mais esperançosas empresas industriais do norte do país, é contudo a mais importante do Rio Ave e do nosso concelho… Tem cerca de 600 operários"

É referenciado várias vezes no jornal local onde se lê noticias sobre compras de mais terrenos para a construção de fábricas, bem como a compra de quedas de água no Rio Ave, onde Narciso Ferreira construía as suas mini-hídricas para obter a electricidade necessária para o funcionamento das suas fábricas.

Narciso Ferreira para além de ter sido um grande benemérito na sua terra, Riba de Ave e freguesias vizinhas, todas do concelho de Famalicão, "foi notável a sua acção beneficente construindo o hospital de Riba de Ave, …construiu cinco grandes bairros operários, uma creche, um quartel para a Guarda Nacional, fundou escolas em várias localidades"

Entre as grandes obras existentes em Riba de Ave, mandadas fazer por Narciso Ferreira e seus familiares, contam-se o hospital, o cine-teatro Narciso Ferreira, grandes fábricas na margem esquerda do Rio Ave, assim como o mercado local, a estalagem, o quartel de bombeiros, a estação de correios, bairros sociais, enfim um grande número de edifícios.

"O governo, reconhecendo os altos serviços prestados por Narciso Ferreira às indústrias e seus actos de generosidade, galardoou-o com a grã-cruz das Ordens de Mérito Industrial e Benemerência. Era sócio das firmas Sampaio-Ferreira e Cª; Oliveira Ferreira e Cª, de Caniços; Fábrica de Bairro, Empresa Têxtil Eléctrica, e de outras mais. Fundou além da empresa Hidro-Eléctrica de Varosa, a Empresa Florestal Portuense e foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão"


Década: 60
Ano: 1862


« voltar

Apoios

Todos os direitos reservados © 2010 ADRAVE